Como Proteger os Ouvidos num Concerto?

Proteger os Ouvidos num Concerto

A música alta pode prejudicar a sua audição permanentemente, por esta razão é importante saber como proteger os ouvidos num concerto.

Os concertos de música ao vivo são um sítio de lazer visitado por todo o tipo de pessoas. São um lugar inegavelmente divertido que permitem que tu assistas às tuas bandas favoritas de perto.

Música alta prejudica as células ciliadas do ouvido interno, que são muito delicadas e que quando danificadas podem causar a perda auditiva.
A exposição prolongada a níveis sonoros acima de 85 dB pode prejudicar os teus ouvidos.
A maioria dos concertos têm níveis de decibéis entre 100 e 140.

Saiba como manter os teus ouvidos seguros.

Utilize tampões de ouvido próprios para música

Os tampões para os ouvidos são uma das melhores formas de proteger os teus ouvidos, mas não serve qualquer tipo de tampões para os ouvidos.
Utilize tampões auriculares específicos para eventos de música, como concertos e festivais de verão.
Estes podem ser fornecidos por audiologistas altamente qualificados ou podem ser adquiridos numa loja de artigos de música.

Tampões específicos para este tipo de eventos garantem o maior grau de proteção possível. Isso se deve ao fato de serem compostos de um material de alta qualidade que impede um maior nível de decibéis.

Os tampões de ouvido personalizados para concertos são feitos de forma a fornecer excelente qualidade de som.
Existem tampões de ouvido personalizados especialmente para músicos, ao contrário dos tampões de espuma que bloqueiam o som, estes são feitos para oferecer um alto grau de fidelidade de áudio

concerto perder audição

Mantenha uma distância segura das colunas de som

Se estiver a usar tampões de ouvido perto das colunas de som ou diretamente á frente da banda ou artistas, você corre um maior risco.
Para se proteger, sente-se a pelo menos a 3 metros de distância das colunas de som ou o mais longe possível do palco.

Permita que os teus ouvidos descansem após o concerto de música.
Depois de ir a um evento de música ao vivo, evite ouvir barulhos altos por 16 horas, até mesmo música nos altifalantes em casa.

Conheça os sintomas da perda auditiva

Por último, familiarize-se com os sintomas da perda auditiva.

Após um espetáculo de música pode notar um pequeno zumbido nos teus ouvidos, isto indica que você tem alguma perda auditiva.
Se ouvir continuamente o zumbido nos ouvidos pode indicar uma maior perda de audição.
Se você tiver algumas dúvidas sobre a sua audição, consulte um médico o mais rápido possível.

Tome muito cuidado com a tua saúde e isso inclui os teus ouvidos. Em festivais longos como é caso do Nos Alive de Oeiras, este festival é durante vários dias e aqui os seus ouvidos podem ser danificados se estiver muito próximo das colunas de som.

Não custa nada adquirir uns auscultadores ou tampões para colocar nos teus ouvidos e na tua família para aproveitar o concerto ao máximo sem ter efeitos negativos.