Festivais de Verão de 2023 em Portugal

Fica a conhecer os cartazes dos festivais de verão que vão ser realizados em Portugal no ano 2023.
Em cada festival de verão podes ver o cartaz atualizado com os artistas anunciados, meios de transporte, datas e horários.
Os festivais de verão estão separados por meses para ajudar a pesquisa.

Festivais de Verão em Junho

30 de Junho a 1 de Julho – Costa da Caparica
O Sumol Summer Fest é um festival realizado na zona da Costa da Caparica. O cartaz conta com bandas de Hip-Hop e Rap, tendo como público alvo as camadas mais jovens do país. Este festival conta com o benefício de ser realizado junto à praia.

28 a 30 de Junho – Praia da Rocha
O Afro Nation Portugal é um festival realizado em Portimão. O género de música é Afrobeats, hip-hop, R&B, dancehall, amapiano, Afrohouse, entre outros. Este festival de verão vai receber alguns dos maiores artistas do mundo.

7 a 10 de Junho – Parque da cidade do Porto
O festival de verão NOS Primavera Sound é realizado em várias cidades do mundo, uma das suas edições é realizada no Porto. Os artistas principais deste ano são os Red Hot Chili Peppers, Artic Monkeys, Sam Smith e Queens of the Stone Age.

Festivais de Verão em Julho

6 a 8 de Julho – Passeio Marítimo de Algés
Desde 2007 que o NOS Alive se afirma como um dos melhores festivais da Europa, sendo um dos festivais em Portugal com maior reputação. As principais bandas de 2023 são os Red Hot Chili Peppers, Artic Monkeys, Sam Smith e Queens of the Stone Age.

5 a 7 de Julho – Praia da Rocha
Um dos maiores eventos de rap e hip-hop do mundo, o Rolling Loud, fez a sua estreia europeia em Portugal. O festival regressa à Praia da Rocha com Travis Scott, Lil Uzi Vert e Central Cee.

13 a 15 de Julho – Herdade do Cabeço da Flauta
Em 2023 a praia do Meco volta a receber os festivaleiros num dos festivais mais amados de Portugal. O festival de verão Super Bock Super Rock é realizado no concelho de Sesimbra. O cartaz da edição deste ano conta com a presença de The 1975, Franz Ferdinand, Black Country e New Road.

20 a 27 de Julho – Idanha-a-Nova
O Boom Festival é um evento de música internacional e cultura realizado no concelho de Idanha-a-Nova, que fica no distrito de Castelo Branco. O festival de verão é realizado a cada 2 anos e faz o cruzamento de várias formas de arte, música, pintura e teatro.

8 a 29 de Julho – Hipódromo Manuel Possolo
O EDP Cool Jazz é um festival que atrai pessoas de todas as idades. O festival de verão trás a Portugal artistas internacionais de Jazz. O Hipódromo Manuel Possolo em conjunto com o Parque Marechal Carmona constituem o recinto deste festival. Os artistas principais que já estão anunciados são o Lionel Richie, Norah Jones, Ben Harper e Snarky Puppy.

14 a 22 de Julho – Funchal
A data marcada para este evento são dia 14, 15, 21 e 22 de Julho de 2023 no Funchal na Madeira. Os artistas principais que o festival de verão vai receber são o Bárbara Bandeira, Dino D’Santiago, Hybrid Theory e Ivandro.

7 a 9 de Julho – Praia do Relógio
O RFM Somnii vai voltar para mais uma edição na Praia do Relógio, na Figueira da Foz. Este festival vai ter 72 horas de animação com artistas de música eletrónica. Alguns artistas já confirmados são o ALOK, D-Sturb, James Hype e Oliver Heldens.

14 a 16 de Julho – Vila Nova de Gaia
O norte do país vai receber o festival MEO Marés Vivas no mês de Julho. O festival de verão foi responsável por trazer grandes artistas a Portugal. Em 2023, o cartaz conta com a participação de Bryan Adams, Jessie J e Anitta.

8 de Julho – Praia de Esmoriz
O festival Sound Waves vai voltar aos palcos antigos na Praia de Esmoriz nos dia 8 de Julho de 2023. Este evento trás artistas de música eletrônica, mais propriamente da categoria tecno. Para 2023 já foram confirmados os artistas Nico Moreno, Lillly Palmer, Fatima Hajji e Cristobal Pesce.

22 a 30 de Julho – Porto Corvo e Sines
O festival de verão FMM (Festival Músicas do Mundo) é realizado no Alentejo Litoral, mais propriamente no concelho de Sines. É realizado anualmente no mês de Julho e conta com um cartaz com artistas de várias partes do planeta.

14 a 16 de Julho – Ilha Santa Maria
Os concertos vão acontecer no Lugar dos Anjos na Ilha Santa Maria nos dias 14, 15 e 16 de Julho de 2023. Este festival conta com a presença de Taboo Blues Band, The Bluesbones e King King.

Festivais de Verão em Agosto

16 a 19 de Agosto – Vilar de Mouros
O Vodafone Paredes de Coura é um dos festivais mais populares de Portugal. Conhecido pelo seu ambiente descontraído onde podes ouvir música de bandas em ascensão. A edição de 2023 irá receber os Pixies, Beach House e os IDLES.

9 a 12 de Agosto – Herdade da Casa Branca
O MEO Sudoeste é um festival de verão realizado no concelho de Odemira. Marcado pela música Pop, é adorado pelo público mais jovem. As maiores atrações do festival são a praia e o campismo.

11 a 15 de Agosto – Parque Urbano da Costa da Caparica
O festival de verão Sol da Caparica volta para mais uma edição em 2023. Situado na zona da Costa da Caparica é adorado pelo público jovem. Os artistas principais são os Wet Bed Gang, Richie Campbell e Diogo Piçarra.

10 a 12 de Agosto – Viana do Castelo
A edição deste ano vai ser realizada no Castelo Santiago da Barra em Viana do Castelo nos dias 10 a 12 de Agosto de 2023. O Festival Neopop é conhecido por trazer artistas de música eletrónica. Alguns dos artistas confirmados para 2023 são o Cobblestone Jazz, Hessle Audio, Honey Dijon e Paula Temple.

25 a 27 de Agosto – Vilar de Mouros
O festival de verão vai ter a sua edição de 2023 nos dias 25, 26 e 27 de Agosto em Vilar de Mouros. Os principais artistas já anunciados são a Iggy Pop, The Legendary Tigerman, Placebo e Limp Bizkit.

10 a 12 de Agosto – Moledo
Um dos melhores festivais de rock de Portugal. O festival vai voltar aos palcos antigos em Moledo entre os dias 10, 11 e 12 de Agosto de 2023. Este ano o festival de verão vai contar com a presença de Acid King, Kadavar, Elder e Black Rainbows.

3 a 5 de Agosto – Vagos
A data marcada para o Vagos Metal Fest é dia 3, 4 e 5 de Agosto de 2023 na Quinta do Ega em Vagos. Para o ano de 2023 o festival de verão vai trazer a Portugal os Sepultura, Gatecreeper e Glasya.

Festivais Noutros Alturas do Ano

8 de Janeiro – Mangualde
A 27ª Edição do Hard Metal Fest Mangualde vai voltar em 2023 em 14 de Janeiro, no CC Santo André. Os principais artistas para a edição de 2023 são os Attick Demons, Deathless Legacy e Black Mass Pervertor.

24 a 26 de Fevereiro – Estoril
O festival ID NO LIMITS tem como objetivo  focar nos aspectos mais importantes das artes sem limitações, fronteiras ou designações restritivas. O ID NO LIMITS desafia o estabelecido e o previsível ao utilizar vários espaços do Centro de Congressos do Estoril para criar uma pista de dança.

27 a 30 de Abril – Barroselas
No ano de 2023 este festival de verão vai voltar a ser realizado no complexo desportivo ADB em Barroselas nos dias 27, 28, 29 e 30 de Abril. Os artistas principais para este ano são o Triumph Of Death, Pig Destroyer e Profanatica.

26 a 28 de Maio – Alfândega do Porto
O festival de verão North Music Festival é realizado na região norte do país junto à margem do rio Douro. Organizado pelo Jornal de Notícias vai ter a sua 5ª edição. O artista Robbie Williams já está confirmado.

Sempre que um cartaz dos festivais de música sofrer alterações, esta lista é atualizada.

Em cada festival de verão está indicado o preço dos bilhetes, se existe ou não campismo e a localização do recinto.

Informações presentes no cartaz do festival de música

O cartaz em si só indica os dias do festival de verão e os artistas que estão confirmados.

Mas o nosso site informa todas as outras informações necessárias para quem está a pensar ir aos festivais.

Muitas vezes não há espaço para apresentar todos os participantes pelo que para isso terá de ver a nossa lista completa.

O preço do bilhete vai variando com o tempo e quanto mais próximo da data do evento maior será o valor do ingresso.

A maior parte dos festivais de verão são em junho, julho e Agosto porém alguns são realizados noutras alturas do ano.

As várias formas de ir para o festival, que podem ser comboio, carro ou até mesmo de metro estão explicadas passo-a-passo para cada um deles.

Artistas e Passatempos para festivais de verão

Depois de este ano não se poder fazer festivais de verão espera-se que no ano 2023 seja possível o fazer.

Os bilhetes adquiridos este ano poderão ser trocados por vales ou poderás ir na respetiva edição de 2023, não será preciso fazer nenhuma troca apenas apresentar o bilhete.

Os cartazes dos festivais para o ano 2023 são atualizados assim que são anunciados novos artistas. 

Iremos publicar artigos a explicar como podes trabalhar em festivais de verão em 2023, participar em passatempos para ganhar bilhetes para espetáculos de música em Portugal.

festival de verão Portugal

O que é um festival de música

Um festival de música é uma evento público que recebe artistas de música para cantar ao vivo.

Os artistas cantam e tocam instrumentos que normalmente seguem o tema do festival de verão.

Os temas seguem um género musical, por exemplo, jazz, música eletrónica, pop, blues, rap e música clássica.

Outras características dos artistas de música que vêm ao festival de verão que seguem o tema pode ser a nacionalidade, a sua localidade ou uma festividade em especial, como o natal ou a páscoa.

Detalhes sobre os festivais de verão

Estes eventos de música ao vivo são normalmente feitos ao ar livre, como tendas ou estruturas temporárias (palco para os artistas).

Normalmente  podes fazer mais nos festivais para além de ouvir música.

A atmosfera presente nos concertos é importante, normalmente um festival  em adição à musica ao vivo tem barracas de comida, roupa, arte e atividades sociais.

Nos festivais ligados a causas políticas pode ser partilhada informação sobre problemas de política.

Tipos de festivais em Portugal em 2023

Em Portugal, os festivais na sua maioria acontecem anualmente por volta da mesma altura do ano.

Em 2023, são esperados os eventos normais que já aconteciam no passado.

Porém, certos festivais só acontecem a cada dois anos, enquanto que em certos casos específicos, existem festivais de verão que só são realizados uma vez.