10 Melhores Festivais de Verão em Espanha do ano 2024

Chegaste ao lugar certo se estás à procura dos melhores festivais de verão em Espanha em 2024.

Na preparação para os festivais de verão do ano de 2024, a nossa equipa decidiu fazer uma lista dos 10 melhores festivais de verão que vão ser organizados ao longo deste ano em Espanha.

Espanha é um país que adora festivais e, à semelhança de Portugal, recebe um grande número de eventos de música para todos os gostos, desde festivais de música indie até eventos de música eletrônica, pop e reggaeton.

Quais são os melhores festivais em Espanha?

Os melhores festivais de verão de 2024 em Espanha são:

  1. Primavera Sound;
  2. Festival Internacional de Benicàssim;
  3. Mad Cool Festival;
  4. Azkena Rock Festival;
  5. Vida Festival;
  6. Bilbao BBK Live;
  7. Sónar Festival;
  8. Barcelona Beach Festival;
  9. Festival Cruïlla;
  10. Rototom Sunsplash Festival.

1. Primavera Sound

Primavera Sound barcelona 2024

Quando vai ser o festival? De 29 de maio a 2 de junho de 2024.

Onde vai ser realizado? Em Barcelona, Espanha.

O primeiro festival de verão que vamos apresentar é o Primavera Sound, realizado em Barcelona, que é considerado um dos maiores festivais de verão de Espanha.

O festival vai ter início no final de maio e terminará no início de junho, prevendo-se a presença de festivaleiros de toda a Europa. Quando dizemos de toda a parte, é mesmo de toda a parte, na edição passada, o festival contou com a participação de mais de 130 países, tendo sido realizados mais de 30 concertos ao longo dos dias do festival, de acordo com o Expresso.

O Primavera Sound não se limita a Espanha, também tem uma edição no Porto, que tem vindo a ganhar destaque desde o seu início em 2012. Este festival de verão em Portugal faz parte de uma organização que organiza várias edições por todo o mundo, incluindo na América Latina, Los Angeles e Benidorm. É como se as vibrações do Primavera Sound estivessem a ser espalhadas por todo o mundo.

Este festival começou de forma modesta em 2021, com apenas cerca de 8000 pessoas presentes. Hoje em dia, é o lugar onde um grande número de artistas indie sonha em tocar. O Primavera Sound é classificado como um dos 50 melhores festivais do mundo.

Os artistas mais aguardados para o ano de 2024 são a Lana Del Rey, Justice, SZA e Peggy Gou.

2. Festival Internacional de Benicàssim

Festival Internacional de Benicàssim

Quando vai ser o festival? De 18 de julho a 20 de julho de 2024.

Onde vai ser realizado? Em Benicássim, Espanha.

Depois de mencionarmos o Primavera Sound, que é um dos festivais de verão com maior reputação em Espanha, há quem discorde desse pensamento e considere que existem melhores festivais no país.

Anualmente, o Festival Internacional de Benicàssim recebe 150 mil festivaleiros, o que indica que este festival pode ser considerado de média dimensão, nem muito grande, nem muito pequeno. Para muitas pessoas em Espanha, este é um dos melhores festivais de verão que o seu país tem para oferecer.

Este festival é realizado no resort Castelló, localizado no município de Benicàssim. O Festival Internacional de Benicàssim acolhe artistas de diversos géneros, incluindo pop-rock, folk e música eletrônica.

O festival dura no total 8 dias, durante os quais inclui concertos ao vivo, apresentações de curtas-metragens, exposições e desfiles de moda.

Para o ano de 2024, os artistas principais do FIB são Black Eyed Peas, Jess Glynne, Milky Chance, Natalia Lacunza e Cupido.

3. Mad Cool Festival

Mad Cool Festival 2024

Quando vai ser o festival? De 10 de julho a 13 de julho de 2024.

Onde vai ser realizado? Em Madrid, Espanha.

A maioria das capitais da Europa receberá festivais de verão em 2024, e a capital de Espanha, Madrid, não é exceção.

Madrid vai acolher o Mad Cool Festival, que nas últimas edições tem apresentado uma das melhores lineups de Espanha, com a presença de vários artistas de música icónicos. Este festival recebe principalmente artistas do género de música rock, mas tem vindo cada vez mais a incluir artistas de outros géneros musicais, como DJs de música eletrônica.

No ano passado, o Mad Cool Festival recebeu perto de 250 mil pessoas, mas prevê-se que em 2024 o número de visitantes seja menor para permitir um ambiente melhor no festival. As opiniões sobre este festival são em grande parte positivas, como por exemplo a Hedflow, que classificou o festival como um dos melhores da Península Ibérica.

Os artistas já anunciados para o ano de 2024 incluem Dua Lipa, Pearl Jam, Sum 41, Maneskin e Jessie Ware.

4. Azkena Rock Festival

Azkena Rock Festival

Quando vai ser o festival? De 20 de junho a 22 de junho de 2024.

Onde vai ser realizado? Em Vitoria-Gasteiz, Espanha.

O género de rock não está acabado, e o Azkena Rock Festival é prova disso. Este festival realizado em Espanha, é conhecido pelo seu cartaz repleto de bandas de rock.

Sem sombra de dúvida, este é o melhor festival de rock da Espanha e é ideal para os festivaleiros que gostam de abanar a cabeça ao ouvir música pesada.

Se tu és um fã de música rock, há uma grande chance de que uma ou mais das tuas bandas favoritas de infância estejam no cartaz do ARF.

Este festival é uma ótima oportunidade para visitar Vitoria-Gasteiz, uma cidade bastante bonita que está fora do radar habitual, apesar de abrigar a capital administrativa da Comunidade Autônoma de Euskadi.

Os artistas principais que vão compor o cartaz do festival azkena Rock Festival são Queens of the Stone Age, Sherly Crow, Mavis Staples e Bonafide.

5. Vida Festival

Vida Festival

Quando vai ser o festival? De 4 de julho a 6 de julho de 2024.

Onde vai ser realizado? Vilanova, Espanha

O Vida Festival é realizado em Vilanova, uma cidade ao pé de Barcelona. Esta zona de Espanha é uma das mais encantadoras da Europa e atrais imensos festivaleiros por esse mesmo motivo.

Este festival motiva as pessoas explorarem outras zonas da Catalunha, sem ser a cidade de Barcelona, em que o festival tem como foco a descentralização cultural e apresenta muitos artistas que estão em ascensão no estilo de música indie.

O nome do festival de verão, Vida, vem no sentido de querer fazer a plateia sentir-se viva ao longo dos 3 dias do festival.

Este festival é imperdível para amantes de música ao vivo que gostam de descobrir novos artistas enquanto estão cercados pela natureza, o Festival Vida também é extremamente inclusivo, com foco no multiculturalismo e nas pessoas com deficiência.

Longe do mainstream, mas tão animado que não pode ser meramente chamado de “underground”, o Festival Vida também é perfeito para famílias com crianças.

Os principais artistas que vão marcar presença nos palcos do Vida Festival em 2024 são Vance Joy, James Blake e Matt Maltese.

6. Bilbao BBK Live

Festival Bilbao BBK Live

Quando vai ser o festival? De 11 de julho a 13 de julho de 2024.

Onde vai ser realizado? Bilbao, Espanha.

Alguns festivais de música estão a crescer exponencialmente ano após ano, apresentamos o festival de verão Bilbao BBK.

Existem aqueles, como mencionado antes, o Mad Cool Festival, que são forçados a abrandar. Mas o Bilbao BBK Live está a ser um projeto super ambicioso desde o início.

O lançamento da primeira edição do festival de música em 2006 reuniu mais de 100 mil fãs de música e inspirou também a construção de um complexo musical especificamente dedicado no Monte Cobetas, uma das maiores montanhas de Bilbau.

Mas o Bilbao BBK Live nunca deixou de corresponder às expectativas do seu público, conquistando vários prémios europeus de festivais e apresentando alinhamentos cuidadosamente selecionados, com espaço tanto para grandes nomes do indie como para artistas em ascensão e relativamente desconhecidos.

Para o ano de 2024, os principais artistas são os The Prodigy, Grace Jones, Parcels, Arcade Fire e Jungle.

7. Sónar Festival

Sónar Festival

Quando vai ser o festival? De 13 de junho a 15 de junho de 2024.

Onde vai ser realizado? Barcelona, Espanha.

É difícil dizer qual é o festival de verão mais aclamado de Espanha, mas não seria disparatado chamar o Festival Sónar, uma dos melhores que existe neste país.

Este evento cultural oferece uma seleção eclética de atrações musicais. O evento é do estilo do outro festival de verão realizado na mesma cidade, o Primavera Sound, sendo que o Festival Sónar já se expandiu internacionalmente.

Foram criadas versões alternativas do festival de verão que podem ser visitadas em Lisboa (Portugal), Buenos Aires (Argentina), Reykjavik (Islândia) e até em Hong Kong.

No entanto, o que distingue este festival de música único em todo o mundo são as suas palestras e congressos diários, que atraem muitos profissionais de topo de todo o mundo e tendem a focar-se em temas como negócios e tecnologia.

Os fãs em 2024 vão poder assistir a Charlotte de Witte, Jessie Ware, Laurent Garnier e Sevdaliza.

8. Barcelona Beach Festival

Barcelona Beach Festival 2024

Quando vai ser o festival? Dia 14 de julho de 2024.

Onde vai ser realizado? Barcelona, Espanha.

Quando falamos de festivais de música de qualidade, Barcelona tem de estar no topo da lista das melhores cidades da Europa.

Os fãs de música eletrônica podem sempre contar com o Barcelona Beach Festival (BBF) para fazerem mover os pés e as ancas ao som dos DJs mais populares do mundo.

O festival de verão é totalmente focado em EDM, organizado pelo grande promotor americano Live Nation, e realizado anualmente na Platja del Fórum, perto da marina de Barcelona. Desde a localização perfeita e os grandes artistas da indústria até ao facto de durar apenas um dia (um dia muito intenso), o BBF é o festival de música espanhol perfeito para todos os fãs de música que procuram a rave das suas vidas.

Festival totalmente moderno, o BBF é sem dinheiro físico, foca-se na sustentabilidade e inclui bilhetes premium e VIP.

Os artistas principais do Barcelona Beach Festival são o Armin Van Buuren, Hardwell, Martin Garrix e Marshmello.

9. Festival Cruïlla

Festival Cruïlla

Quando vai ser o festival? De 10 de julho a 13 de julho de 2024.

Onde vai ser realizado? Barcelona, Espanha.

Apresentamos mais um fantástico festival de verão realizado na capital da Catalunha, o Festival Cruïlla.

Este festival de verão é elogiado pelo seu local icónico (o Parc del Fòrum de Barcelona), pelos artistas de música que trazem ao evento e pelos seus espaços gastronómicos e de descanso.

É um festival de verão com uma atmosfera incrível que promete agradar a toda a família e satisfazer as expectativas tanto dos fãs de música mainstream como dos fãs de música independente.

São esperadas uma média de aproximadamente 25 mil pessoas por dia, o Festival Cruïlla também está muito consciente do seu impacto ambiental. No seu site oficial, os organizadores do festival listaram uma série de medidas implementadas para garantir que o evento esteja alinhado com os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade e responsabilidade social.

O Festival Cruïlla vai contar com diversos artistas, nomeadamente a Avril Lavigne, The Smashing Pumpkings e Pet Shop Boys.

10. Rototom Sunsplash Festival

Rototom Sunsplash Festival

Quando vai ser o festival? De 16 de julho a 21 de julho de 2024.

Onde vai ser realizado? Benicàssim, Espanha.

Se és um grande fã de música reggae, provavelmente já ouviste falar do icónico Festival Rototom Sunsplash.

Com uma média de 250 mil pessoas por ano, este é considerado o maior festival de música reggae do mundo.

Realizado com sucesso desde 1994, mudou-se da pequena cidade italiana de Pordenone para o sempre convidativo município espanhol de Benicàssim.

O Festival Rototom Sunsplash tem uma duração de até 10 dias e é considerado um fenómeno internacional.

Obviamente, se não gostas de reggae, talvez não aprecies tanto. Mas se gostas minimamente do género, não devias perder a oportunidade de ir à Meca do reggae e conviver com um dos públicos mais fixes de festivais de música do mundo.

Os artistas mais esperados do Rototom Sunsplash Festival são Busy Signal, Groundation, Skip Marley, Chambao e Johnny Clarke.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *